corpo.htm





 



 

    A ESCOLA TEOLOGICA PARA CRISTÃOS LEIGOS, pertencente à região Pastoral Centro Norte da Arquidiocese de Maringá surgiu em agosto do ano de 1998 como resposta da Igreja particular à realidade constatada:
O grande desafio para a Igreja hoje talvez não esteja fora, mas dentro dela mesma: viver de tal modo o Evangelho que ele seja uma mensagem atraente para homens e mulheres de hoje. Que essa mensagem seja autentica, fiel à doutrina e responda às grandes interrogações do mundo de hoje e que seja acreditável, pelo anuncio do Evangelho fundamentado na vivencia e testemunho.(RNM) Nº 91).
   Neste contesto frente aos desafios do mundo moderno (subjetivismo, individualismo, neoliberalismo, pluralismo, crise de valores, indiferentismo, ignorância, política e religiosa....),na tarefa de acolher o Evangelho como experiência de vida, de expressá-lo no cotidiano, o protagonismo é do cristão leigo”(RNM, Nº 88 ).
Assim, padres e leigos uniram-se para formar a equipe de diretoria e estabelecer diretrizes que viabilizassem a realização do curso. Está foi composta por:

Diretor Geral:Osvaldo Reginato
Diretora Auxiliar: Josefa de Sales Domingos
Secretaria:Elizabete Varago Merloto
Secretaria Auxiliar: Cinira Alves
Tesoureiro: João Crotti.
Tesoureiro: Auxiliar: José Beroni
Supervisora:Helena Mendes Martins
Assessora: PE. Bruno Elizeu Versari
PE. Dirceu Alves do Nascimento
PE.Hélio Takemi Sakato
PE. Israel Zago
PE. José Francisco de Assis Dias
PE. Leomar Antonio Montgna
PE. Nelson Molina
PE. Paulo Campos
PE. Sidney Fabril
Franciele Nunes da Silva

OBJETIVO GERAL DO CURSO:
   Ser instancia de formação teológica, pastoral e de vivencia cristã para os cristãos leigos que se encontram engajados no serviço da Igreja e no testemunho de Jesus Cristo na realidade de hoje.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
   Oferecer elementos para uma formação integral na área doutrinal em vista de dar segurança aos cristãos leigos em sua missão evangelizadora.
Possibilitar a experiência de fé concretizada, através do grupo que se cultiva.
Ajudar os cristãos leigos na interpretação dos sinais dos tempos numa ótica evangélica.
Capacitar as lideranças para um serviço de pastoral concreto na comunidade.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO
   Pessoas que sejam engajadas em trabalhos pastorais ou que queiram engajar-se;
Que tenham condições de assessorar ou repassar a aprendizagem nos grupos e equipes, bem como movimentos populares;
Que tenham o segundo grau ou que possam acompanhar as leituras solicitadas e exercer com facilidades;Sejam apresentadas pela comunidade e autorizadas pelo pároco
Assumam o compromisso de freqüentar regularmente o curso.

O curso tem a duração de três( 3) anos com uma carga horária de 420 hs/a , o mesmo é realizado todas as quintas feira das 19:30hs à 22:30hs , das quais o aluno compromete-se a uma freqüência de no mínimo 75% de presença por disciplina e apresentar os trabalhos solicitados pelos professores.As aulas são realizadas nas dependências do Cepa( CENTRO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE).

Segundo as exigências estatuarias de eleger nova diretoria a cada dois anos.

  Hoje a ESCOLA TEOLÓGICA PARA CRISTÃOS LEIGOS, atende 250 alunos sendo os mesmos freqüentes as aulas e dos quais 75 desses são formandos este ano.
As turmas são divididas em quatro turmas sendo estas:

Duas turmas de 1º ano com o total de 98 alunos;
Uma turma de 2º ano com o total de 75 alunos
Uma turma de 3º ano com o total de 77 alunos,
Em cada turma há colaboradores que nos ajudam no atendimento junto ao professor. Membros da Diretoria nos auxilia quanto ao recebimento de mensalidades junto aos alunos, há conosco também uma colaboradora muito especial que nos ajuda na preparação do café servido no horário do intervalo a Sra. Jandira mãe do Diác. Gilberto.
Seguindo os mesmos parâmetros do início, mas agora com mais enfatização estamos em negociação com a Faculdade Jesuíta de Filosofia de Belo Horizonte para reconhecimento do curso como extensão, Faculdade esta tendo todos seus cursos reconhecidos pelo MEC.